Perguntas e Respostas Sobre o SEMC Sistema de Escrituração de Medicamentos Controlados

 

Preparamos uma lista com as perguntas mais frequentes que ocorrem sobre o SEMC Sistema de Escrituração de Medicamentos Controlados.

 

Perguntas

 

Respostas

O que é o SEMC ?

O SEMC - Sistema de Escrituração de Medicamentos Controlados é um software para substituição dos livros manuscritos previstos pela Portaria 344/98. O SEMC foi desenvolvido por uma equipe de profissionais que contou com o apoio de um Especialista em Legislação Farmacêutica e foi apresentado ao Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São Paulo, que documentou que o sistema atende todas as exigências previstas na Lei (Portaria 344/98).

O programa “roda” em Windows NT?

Sim, mas apenas nas versões 4.0 e superiores.

O programa “roda” em Windows 3.1 ou 3.11?

Não, estas versões do Windows são muito antigas e não fornecem o suporte necessário para o programa funcionar. Deverá ser realizado a atualização (upgrade) do Windows para pelo menos a versão Windows 95.

O programa “roda” em Windows 98?

Sim.

Para quem o programa se aplica? (Quem é o Público-alvo?)

O SEMC é recomendado para: Farmácias, Drogarias, Distriibudoras e Hospitais. Mastemos versões específicas, customizadas para Universidade, Farmácia Veterinária e Armazém de Logística Farmacêutica.

Quantos lançamentos “cabem” no sistema?

O banco de dados do SEMC tem capacidade para um número razoável de lançamentos e opera normalmente com um bom desempenho com até cerca de mil receitas/dia, entretanto pode haver uma variação para mais ou para menos dependendo da potência do processador bem como da quantidade de memória instalada. Para um volume maior de processos recomendamos a versão que utiliza banco de dados Cliente / Servidor.

Quais são os relatórios que o programa fornece?

O SEMC gera automaticamente todos os relatórios (mapas) exigidos por lei (BMPO, BSPO, RMNRA, RMV) bem com os respectivos Livros de Registro Específico e mais relatórios gerenciais como por exemplo: posição de estoque (inventário), movimento de determinado produto, relação de fornecedores, etc.

É possível selecionar somente alguns movimentos para a impressão?

Sim. Existe uma rotina no SEMC que permite você localizar determinado medicamento e informar o período que você deseja visualizar, este relatório é como se fosse a própria página do livro deste medicamento.

O que faz o recurso de emissão de relatórios fiscais ?

É um recurso muito prático do programa criado para visualização imediata do relatório exigido por lei, ou seja, a cada movimentação de entrada (nota fiscal) ou saída (receita) o programa atualiza o livro e já disponibiliza o relatório atualizado para impressão, portanto dispensa qualquer rotina para fechamento ou procedimento semelhante. Isto quer dizer que sempre está atualizado, de acordo com a lei.

Eu posso criar meus próprios modelos de relatórios ?

Não. o SEMC não permite que você crie relatórios uma vez que o programa já vem com os modelos (de acordo com os anexos da Portaria) já definidos na sua lógia interna.

Como o SEMC corrige e trata estornos de lançamentos errados ?

O SEMC não realiza exclusões de qualquer movimento (registro) lançado (escriturado), uma vez que a legislação (Portaria 344/98) reza: "Sem emendas, rasuras ou ressalvas", portanto não sendo permitido a exclusão de um lançamento qualquer. Para o correto  atendimento à legislação, no caso de um erro de fato, o SEMC identifica o  registro (NF ou Receita) e faz o estorno deste, ou seja, fica gravado no livro, tal registro. Para este tipo de ocorrência o programa exigirá uma justificativa, plausível e legal.

O SEMC realiza lançamentos de perdas e extravios ?

Sim. Este tipo de ocorrência está previsto na legislação, por isso o SEMC tem uma rotina específica que faz a baixa do estoque com todos os procedimentos inerentes a esta ocorrência atendidos automaticamente: exigência de justificativa e documento legal, atualização do estoque (armário fechado) e inclusão nos mapas (relatórios) quando for o caso.

Como o SEMC controla os saldos de estoque ?

Quando da implantação do SEMC, são transportados os saldos constantes do livro manuscrito para o sistema em uma rotina específica e a partir daí  quando do lançamento de uma nota fiscal o sistema atualiza o saldo automaticamente, o mesmo acontece quando de uma saída (receita, transferência ou perda). O programa também permite a visualização e impressão de relatório de saldos, que é um inventário ou posição de estoque atual, sempre atualizado.

O SEMC permite cadastrar novos medicamentos ?

Sim, o programa permite cadastrar qualquer medicamento novo lançado no mercado ou ainda  incluir algum produto que passou a fazer parte das Listas de Controle da Portaria 344/98. As informações exigidas no cadastro de medicamentos do programa, que não estão disponíveis na bula ou caixa do produto e que o farmacêutico não tenha conhecimento, por exemplo o número do DCB da substância, é solucionado pelo Suporte Técnico do SEMC.

O SEMC funciona em rede local ?

Sim,  mas somente para acesso local, por exigência da Lei.

O SEMC funciona em uma rede que conecta as filiais com a matriz em diferentes cidades (rede remota)?

Sim,  mas somente para acesso local, por exigência da Lei. O recurso de conexão da matriz com as filiais (inclusive em cidades diferentes) pode ser utilizado para rotinas de segurança, como backups diários, semanais ou controles de acesso de usuários no caso de rotatividade de profissionais de assunção.

Qual a configuração de rede ideal para o SEMC ?

A configuração básica para instalação do SEMC, é Pentium 133 Mhz ou superior, Microsoft Windows 95 ou Superior, 16 MB de memória RAM, 30 MB de espaço em disco e mouse. A utilização em rede e o aproveitamento destes recursos são  exclusivamente para um melhor desempenho e controle de seguraça, a critério dos usuários.

Eu já possuo um software de controle de estoques. Poderia aproveitar os dados?

Antes de qualquer integração (importação) de dados vale ressaltar que o SEMC tem como diferecial a condição de manter a integridade das informações, ou seja, atender a legislação sanitária que regulamenta a escrituração dos medicamentos controlados, portanto ele fará a verificação de consistência e validação dos dados, somente permitindo os dados aceitos e preconizados na Lei. Para uma possível customização a  área de Suporte do SEMC deve ser contactada para uma avaliação do sistema existente para verificar se existe a possibilidade de intercâbio dos dados disponíveis. que poderão ser aproveitados. Este serviço adicional é cobrado com base na complexidade do banco de dados a ser convertido e não está relacionado com o volume dos dados. Na maioria dos casos a conversão é possível.

É possível testar o produto antes de comprar?

Sim, nossa área comercial tem um atendimento personalizado, onde  "in loco", no estabelecimento do cliente, faz uma apresentação das funcionalidades do programa e também disponibiliza uma cópia para demonstração. Também  existe a possibilidade de instalação para teste de adaptação, produtividade, até mesmo de integração na parte de hardware da loja   e análise de resultado. Para ter acesso, basta entrar em contato pelo   telefone (11) 3616-2100 ou via email (contato@semc.com.br).

Qual o banco de dados usado pelo SEMC ?

O SEMC - Sistema de Escrituração de Medicamentos Controlados utiliza os arquivos de dados no formato Microsoft Access 97 (Data Access Objects - DAO). Não obstante, todos os programas e arquivos necessários para a utilização do programa são fornecidos nos discos de instalação, ou seja, não é necessário que o usuário adquira componentes adicionais para que possa usar o SEMC. A parceria com a Microsoft realizada em Maio/2003 fará com que o SEMC seja lançado brevemente em versão para Web, que utilizará a plataforma da Microsoft   Windows Server 2012 com banco de dados cliente / servidor, utilizando SQL-Server, .Net e Framerwork.

Vi que o  SEMC tem uma função para registar as entradas (NFS) e saídas (receitas) dos medicamentos, mas não vi nenhuma função para consolidar os movimentos gerados nesta função. Isto é possível ?

Sim, esta função está implementada no controle de processos, ou seja, é interna e está dentro da lógica do programa que atende os requisitos da Portaira 344/98.

O Farmacêutico (a) consegue visualizar todos os movimentos ocorridos e fazer a impressão de um relatório deste tipo ?

Sim. Isto é possível pela geração de um relatório gerencial disponível para controle internos pelo profissional, e pode ser impresso a qualquer hora.

Consigo imprimir todos os movimentos de um determinado medicamento ?

Sim.  Isto é possível pela geração de um relatório gerencial disponível para controle internos pelo profissional, e pode ser impresso a qualquer hora.

É possível atribuir número de Código interno e de Barras (Código EAN) ?

Sim. O SEMC permite a inclusão de um Código Interno e um Código EAN, fazendo inclusive o reconhecimento  pela leitura do código de barras pelo leitor. Estes códigos são incluídos no Cadastro de Medicamentos.

Qual seria a dificuldade de customizar as funcionalidades do SEMC aos processos operacionais internos de uma farmácia ? Isso significa, talvez, implementar funções/controles que o SEMC não tem e/ou modificar um pouco algumas funções. Isso seria possível?

As sugestões de nossos usuários são apreciadas e levadas em conta na elaboração de novas versões. Neste caso envie uma lista com sugestões para contato@semc.com.br  que analisaremos.

Sendo que SEMC usa como banco de dados o Microsoft Access 97, suponho que esses dados possam ser facilmente acessados por uma ferramenta de acesso a Banco de Dados (uma ferramenta ODBC, por exemplo), para extrair informações da base de dados do SEMC para integrá-lo com outros aplicativos. Se isto é possível, qual o grau de dificuldade?

Devido o SEMC - Sistema de Escrituração de Medicamentos Controlados atender completamente a Portaria 344/98, ele é obrigado a manter a integridade das informações  e por isso o banco de dados é criptografado e mantido com senha de segurança, não possibilitando a abertura e edição pelos usuários o que  assegura a integridade dos dados incluídos via rotina e procediemtnos lógicos do programa.

Como faço para obter uma versão mais nova do SEMC ? Existem custos adicionais ?

Por acompanhar as novas publicações e atualizações da Portaria 344/98 e as Resoluções regulamentadaspela ANVISA, o SEMC está sempre em constante atualização, por isso é mantido um contrato de manutençao e suporte com os clientes que garante a atualização para novas versões contempladas com alterações da lei e de recursos adicionados incorporados ao programa.

Existe alguma versão ORACLE ou SQL-SERVER do SEMC ?

Não, o SEMC foi criado exclusivamente para clientes que necessitam de um banco de dados que opere com o banco de dados Microsoft Access 97. Para  utilização de banco de como Cliente / Servidor ( SQL-SERVER), estará disponível em breve devido a parceria com a Microsoft e será disponibilizado para a plataforma Windows Server 2012.

Solicite já uma demonstração ou um contato
• por Formulário ou por Telefone
Clique aqui e preencha o nosso formulário de Solicitação de Contato